Hyundai mostrou novo Santa Fe antes do Salão de Genebra

Depois de vários "teasers" a Hyundai revelou oficialmente o novo Santa Fe. O evento de apresentação aconteceu na Coreia do Sul e antecede a estreia europeia do maior SUV da Hyundai, marcada para o início de Março no Salão Automóvel de Genebra.

As imagens que lhe mostrámos antes já deixavam antever a forma final deste Santa Fe, mas só hoje ficámos a conhecer todas as informações em torno da nova geração do SUV da marca sul coreana. Chega recheado de novidades estéticas e técnicas e se em alguns mercados mercados a carroçaria curta contava com a denominação Santa Fe Sport, agora passa a denominar-se apenas Santa Fe.

E foi, de resto, esta a versão apresentada, já que a carroçaria mais comprida, denominada Santa Fe XL, só será divulgada mais tarde. Porém, importa referir que esta versão contará com três linhas de bancos e lugares para sete ocupantes. Ainda assim, o Santa Fe convencional também contará com pequenos bancos escamoteáveis na bagageira, ainda que isso só esteja previsto para as motorizações diesel e em determinados mercados.

Voltando ao Santa Fe curto, aquele que agora foi apresentado, importa dizer que cresceu em tamanho face ao seu antecessor. Agora mede 4,77 metros de comprimento e antes media 4,70 m. A distância entre eixos também cresceu, passando dos 2.7 metros para os 2.76 m. Escusado será dizer que este aumento também se traduz num habitáculo maior e com mais espaço disponível. A bagageira oferece um volume de carga de 585 litros.

No que a motorizações diz respeito, e ainda que a Hyundai apenas tenha confirmado o alinhamento de motores para países como a Coreia do Sul e os Estados Unidos, este Santa Fe estará disponível com motores a gasolina e diesel. No campo das propostas a gasolina contamos com um motor de quatro cilindros de 2.0 e 2.4 litros, ambos acoplados a uma caixa automática de oito velocidades. Haverá também uma nova versão diesel alimentada por um bloco de 2.2 litros de 202 cv.

A marca sul coreana aproveitou ainda esta apresentação para confirmar que está a trabalhar num novo SUV com três filas de bancos capaz de transportar oito passageiros. Os detalhes revelados são muito escassos, mas é seguro afirmar que não será uma nova versão do Santa Fe mas sim um novo modelo com um novo nome.

Em destaque